ONÇA REAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Juma (Alanis Guillen) mostrará seus instintos ferinos para fugir de armadilha do sogro na novela
Pela primeira vez, Juma (Alanis Guillen) vai provar que vira onça em Pantanal. Está previsto que ela deixará rastros capazes de contrariar qualquer teoria de que a metamorfose é somente figura de linguagem. De arranhões pelas paredes aos esturros que serão ouvidos por toda a fazenda, até o cético José Leôncio (Marcos Palmeira) reconhecerá o superpoder da nora na novela das nove da Globo.
Mesmo o motivo para o despertar a "réiva" da jovem também mostrará seu lado "bicho do mato". Ela se transformará em pintada assim que o sogro trancá-la em um quarto da fazenda, tentando inibir seus instintos. Com as garras afiadas e os saltos precisos de onça, ela conseguirá fugir do local sem nenhuma dificuldade. As cenas estão previstas para irem ao ar nesta quarta-feira (27) no folhetim da Globo.
Mas a escapulida já terá feito um estrago. Além da destruição do quarto --com direito a arranhões nas paredes--, a barulheira causada pelos rosnados da onça farão a terra tremer. Desesperado, José Leôncio ainda completará a bagunça ao arrombar a porta do cômodo. Quando adentrá-lo, porém, ele se deparará com um espaço vazio.
A essa altura, a onça já correrá livre. Ela até dará um "tchauzinho" nada simpático para Alcides (Juliano Cazarré) e Zaquieu (Silvero Pereira), que quase cairão duros ao trombar com uma onça-pintada. De volta à tapera, ela se recolherá à forma humana e começará a refletir sobre sua condição. O roteiro entregue aos atores prevê que a onça terá andado de roupa, pois o figurino de Juma estará todo rasgado.
A protagonista, afinal, já havia se questionada sobre suas transformações animalescas. Agora, ela terá uma prova para mostrar que, de fato, herdou o dom de Maria Marruá (Juliana Paes). Basta ter um bom motivo para despertar sua fúria.É a raiva que faz o lado selvagem da pantaneira vir à tona.
Nesse caso, ela terá tido um pretexto mais do que o suficiente. A mocinha terá perdido a cabeça após descobrir uma traição de Jove (Jesuita Barbosa) com o Velho do Rio (Osmar Prado). O aspirante a fotógrafo não só fez um registro do encantado contra a vontade dele, como também o enganou na cara dura. Ele fingiu dar o negativo da foto ao ancião, mas, na verdade, entregou um filme virgem.
Ele também iludiu Juma com essa história, e a nativa entrará em "modo réiva" quando descobrir a traição. Ela ouvirá um papo do marido com José Leôncio, em que o mais novo assegurará que provará que o idoso é seu avô. Arrebatada pelo ódio, ela fará suas trouxas e decidirá ir embora.
Será assim que a mulher-onça acabará trancada no quarto. Como Jove já terá embarcado para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o patriarca dos Leôncio tentará arrumar um jeito de manter a nora ali, pelo menos até que o caçula volte. Assim, eles teriam como conversar.
Mas o plano irá para o brejo, assim como a relação entre o casal esgarçará de vez --a ponto de a protagonista abrigar José Lucas (Irandhir Santos) em sua tapera. A única vitória do dia será para a lenda da pintada, que ganhará força pelo relato das testemunhas que verão a onça dar as caras.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.
Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#111 - Juma vira onça, foge e vai morar com José Lucas!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.